domingo, 15 de maio de 2011

Uwe Timm

(Hamburgo, Alemanha, 1940)
Uwe Timm era o filho mais novo da sua família. O seu irmão, 16 anos mais velho, foi soldado das SS e morreu na Ucrânia em 1943.
 Timm estudou Filosofia e Alemão em Munique e em Paris, fazendo o  doutoramento em Literatura Alemã em 1971, com a tese: O Problema do Absurdo nos Trabalhos de Albert Camus.
De 1973 a 1981 foi membro do Partido Comunista Alemão.
Timm começou a publicar os seus livros no início dos anos 70, e tornou-se conhecido na Alemanha após um dos seus livros infantis, Rennschwein Rudi Rüssel, passar para o cinema. Hoje é um dos autores contemporâneos de maior sucesso na Alemanha. 

132. The Invention of Curried Sausage (1995)
Páginas: 218
Idioma: Inglês

Sinopse
Timm coloca-se como narrador e testemunha, no enredo desta obra ambiciosa e imperfeita. Procura Lena Brucker, uma idosa cega, em 1989, para confirmar o rumor de que ela "inventou" o caril de salsicha, um popular prato alemão, vendido por vendedores de rua. A história de Lena, que ocupa grande parte da narrativa, retrocede a 1945: quando os sonhos de conquista de Hitler desmoronam. Lena, então uma humilde funcionária da restauração, de 43 anos, em Hamburgo, tem um caso com Hermann Bremer, de 24 anos, um oficial da Marinha Alemã desertor. Ambos são casados. O marido de Lena, um contrabandista e capitão naval, esteve ausente durante seis anos. E Hermann oculta a existência da sua esposa e filho da sua nova amante. 
Timm investiga a ambiguidade moral que domina o quotidiano, numa época em que pessoas comuns lutavam para sobreviver no meio do caos e da ruína. Vizinhos espiam Lena, cujos comentários negativos sobre os Nazis estão registados num arquivo da Gestapo ("Os Judeus também são seres humanos", é um dos seus comentários). Quando a Alemanha se rende, ela fica surpreendida e horrorizada com as fotografias de jornais que mostram os sobreviventes dos campos de concentração. 

Sem comentários:

Enviar um comentário