segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ian McEwan

(Hampshire, Inglaterra, 1948)
É hoje reconhecido como um dos maiores escritores da ficção mundial contemporânea.
Passou grande parte da sua infância na Ásia Oriental (incluindo Singapura), Alemanha e Norte de África (incluindo a Líbia), onde o seu pai, um militar escocês, esteve destacado. A sua família regressou a Inglaterra, quando tinha doze anos. Estudou na Universidade de Sussex, onde terminou a sua licenciatura em Literatura Inglesa, em 1970.
McEwan começou a sua carreira de escritor, com contos góticos. Escreveu o seu primeiro romance em 1978.
Em 2008, o The Times, incluíu-o na sua lista dos 50 melhores escritores britânicos desde 1945.


2.  Sábado -Saturday- (2005)

Páginas: 332
Idioma: Português
Kindle Edition: Inglês

Sinopse
Sábado, 15 de Fevereiro de 2003. Henry Perowne é um homem realizado — um neurocirurgião de sucesso, marido dedicado de Rosalind, uma advogada que trabalha num jornal, e pai orgulhoso de dois filhos já crescidos, uma promissora poetisa e um talentoso músico de blues. Ao contrário do que é habitual, acorda antes do nascer do dia, é atraído para a janela do seu quarto e dominado por uma sensação crescente de mal-estar. O que o perturba ao olhar para o céu é o estado do mundo — a guerra iminente com o Iraque, um pessimismo que não pára de crescer nele desde o 11 de Setembro, e o medo de que a sua feliz vida familiar e a sua cidade, com a abertura e diversidade que a caracterizam, estejam ameaçadas.
Mais tarde, Perowne dirige-se para o seu jogo semanal de squash atravessando as ruas de Londres onde centenas de milhares de pessoas se manifestam contra a guerra. Um pequeno acidente de automóvel fá-lo entrar em confronto com Baxter, um jovem nervoso, agressivo, a raiar a violência. A experiência profissional de Perowne sugere-lhe que há qualquer coisa de profundamente errado naquele indivíduo.
Quase ao fim de um dia repleto de incidentes, mas em que Perowne celebrou todos os prazeres da vida — música, comida, amor, a excitação do desporto e a satisfação de um trabalho bem feito — a sua família reúne-se para jantar. Mas, com o súbito aparecimento de Baxter, os receios iniciais de Perowne parecem prestes a materializar-se.
42. Expiação -Atonement- (2001)
Páginas: 352
Idioma: Português
Kindle Edition: Inglês

Sinopse
No dia mais quente do Verão de 1935, Briony Tallis, de 13 anos, vê a irmã Cecilia despir-se e mergulhar na fonte que existe no jardim da sua casa.
É também observada por Robbie Turner, um amigo de infância que, à semelhança de Cecilia, voltou há pouco tempo de Cambridge. Depois desse dia, a vida das três personagens terá mudado para sempre. Robbie e Cecilia terão ultrapassado uma fronteira que, à partida, nem sequer imaginavam e tornar-se-ão vítimas da imaginação da irmã mais nova. Briony terá presenciado mistérios e cometido um crime que procurará expiar ao longo de toda a sua vida.
Expiação é, porventura, a melhor obra de Ian McEwan. Descrevendo de forma brilhante e cativante a infância, o amor e a guerra, a Inglaterra e a situação de classes, contém no seu âmago uma exploração profunda - e muito comovente - da vergonha, do perdão, da expiação e da dificuldade da absolvição.

81. Amesterdão -Amsterdam- (1998)
Páginas: 192
Idioma: Português
Kindle Edition: Inglês

Sinopse
VENCEDOR DO BOOKER PRIZE 1998
A terrível e inesperada morte de Molly Lane, uma conhecida figura da sociedade londrina, vai despoletar uma cadeia de acontecimentos totalmente imprevisíveis. Uma irresistível comédia negra que marca o regresso de um dos mais celebrados romancistas contemporâneos.
 
95. O Fardo do Amor -Enduring Love- (1997)
Páginas: 204
Idioma: Português
Kindle Edition: Inglês

Sinopse
Num ventoso dia de Primavera, um balão de ar quente é arrastado pelo vento com um rapaz no interior do cesto. Na tentativa de salvar a criança, várias pessoas se aproximam. Jed Parry é um dos estranhos que se junta a Joe Rose para tentar ajudar o rapaz. Sem Joe se aperceber, algo de estranho se passa entre ambos nesse dia - algo que gera uma tal obsessão em Jed, que porá à prova o racionalismo científico de Joe, ameaçará o amor da sua mulher Clarissa, e o obrigará a tomar medidas desesperadas para proteger a própria vida.
Terrivelmente verosímil e de leitura compulsiva, este é um romance de amor, fé e suspense, que mostra como a vida de um homem comum se pode transformar radicalmente de um dia para o outro, conduzindo-o ao limiar do crime e da loucura.
162. Cães Pretos  -Black Dogs- (1992)
Páginas: 152
Idioma: Português
Kindle Edition: Inglês

Sinopse
Dois jovens membros do Partido Comunista, June e Bernard, conhecem-se em Londres em 1946. Apaixonam-se perdidamente e casam-se. Durante a lua-de-mel em França, June sofre uma experiência que altera a sua vida: descobre a religião e acaba por renunciar ao partido. Cinco anos depois, June e Bernard Tremaine separam-se. Nunca chegam a divorciar-se nem a envolver-se romanticamente com outras pessoas. Embora as convicções vão enfraquecendo lentamente, Bernard mantém-se no partido até 1956. June e Bernard voltam a aparecer na história apenas 40 anos mais tarde, quando o seu genro, Jeremy, investiga a história pessoal e intelectual de ambos.
Religião versus razão. A memória de um versus a memória de outro. Amor versus existência diária. Sacrificar o individual pelo bem das massas. É disto que nos fala "Cães Pretos".
Tendo como cenário a queda do Muro de Berlim, Cães Pretos recua no tempo até à Europa do pós-guerra e mostra como a guerra e os seus demónios mudaram o destino de uma família. Metafórica e literalmente, os cães pretos do título percorrem a paisagem deste romance – a Europa e a família Tremaine.
Cães Pretos mostra as qualidades e capacidades literárias de Ian McEwan, que desenvolve improváveis e excepcionais combinações de suspense, ética, filosofia e ideologia política e religiosa. Noutras mãos, semelhante mistura poderia tornar-se letal; nas mãos de McEwan, é simplesmente inebriante. 

216. A Criança no Tempo -The Child in Time- (1987)
Páginas: 230
Idioma: Português
Kindle Edition: Inglês

Sinopse
Stephen Lewis, um escritor de Literatura Infantil de sucesso, leva a sua filha de três anos  ao supermercado, como habitualmente, numa manhã de sábado. Enquanto espera na fila, distrai-se por momentos e a sua filha é raptada. A partir daí, Lewis entra numa espiral de luto que afecta a sua relação com a sua esposa, a sua psique e o próprio tempo.

283. The Comfort of Strangers (1981)

Páginas: 112
Idioma: Inglês
Kindle Edition: Inglês

Sinopse
Enquanto as suas férias se desenrolam, Colin e Maria estão presos na sua intimidade. Arranjam-se meticulosamente, como se esperassem alguém que se preocupa extremamente com a sua aparência. Então, conhecem um homem com uma história inquietante para contar e acabam presos numa fantasia de violência e obsessão.

302. O Jardim de Cimento -The Cement Garden- (1978)

Páginas: 160
Idioma: Português
Kindle Edition: Inglês

Sinopse
"O Jardim de Cimento" considerado pela crítica simultaneamente chocante e perfeito, mórbido mas terrivelmente irresistível, é uma narrativa contada na primeira pessoa pelo seu protagonista, Jack, um rapaz de quinze anos que vive com duas irmãs adolescentes e um irmão pequeno. Com a morte dos pais, os quatro jovens experimentam uma sensação extraordinária de perda e liberdade. Num clima de isolamento quase doentio, tornam-se personagens de um universo estranho e entregam-se despreocupadamente a jogos solitários, ao desmazelo, à apatia e às fantasias mais arrebatadoras. Mas a consistência destas figuras está longe de se cingir a uma minoria marginal, remetendo-nos antes para a organização simbólica da comunidade como um todo. A ausência de valores não aparece neste romance como um caso específico, constituindo um sintoma de que nada afinal distingue o verdadeiro do falso, o útil do inútil, o sagrado do interdito. E tudo isto contado com um realismo inquietante, sem concessões nem rodeios, onde a morte e o sexo espreitam a cada porta para fazer saltar o verniz das convenções, dos preconceitos morais e do conservadorismo britânico. Sensual, perturbador, fascinante: uma pequena obra-prima.

Sem comentários:

Enviar um comentário