sexta-feira, 6 de maio de 2011

Edna O'Brien

(County Clare, Irlanda, 1930)
Edna O'Brien é uma escritora irlandesa, cujas obras frequentemente giram em torno dos sentimentos das mulheres, e os seus problemas em relacionarem-se com os homens e a sociedade em geral.
O'Brien é a única filha de uma família austera e religiosa. Entre 1941-46 a sua educação esteve a cargo das Sisters of Mercy, circunstância que contribuiu para uma infância sufocante. Mais tarde rebelou-se contra a severidade religiosa em que foi educada.
Em 1950 foi-lhe atribuída uma licença como farmacêutica. Casou contra a vontade dos seus pais, no verão de 1954, com o escritor checo/irlandês, Ernest Gébler, e o casal mudou-se para Londres.Tiveram dois filhos, mas o casamento terminou em 1964.
Publicou o seu primeiro livro, Raparigas de Província, em 1960. A primeira parte de uma trilogia. Pouco tempo depois da sua publicação, estes livros foram banidos, e em alguns casos queimados, na Irlanda, devido à exposição explícita da vida sexual das personagens.


31. In the Forest (2002)
Páginas: 224
Idioma: Inglês

Sinopse 
Um romance comovente inspirado  num conhecido triplo homicídio. A história desenrola-se na zona rural ocidental da Irlanda.
In the Forest centra-se nas vítimas involuntárias de um sacrifício: uma jovem radiante, o seu pequeno filho e um padre ingénuo, todos mortos pela selvajaria, de um jovem descontrolado e perdido nas suas fantasias.
Este romance fascinante, assustador e brilhantemente escrito, recorda-nos que tudo pode acontecer quando não é concedida  protecção ao criminoso nem à vítima...

416. August is a Wicked Month (1965)
Páginas: 224
Idioma: Inglês

Sinopse 
Separada do marido, Ellen vê-se  sozinha, a viver numa cidade de que não gosta - um local que nega o seu passado e não oferece esperança no futuro. Determinada a mudar a sua vida, decide rumar a sul em busca de sol e companhia.

442. Girl With Green Eyes (1962)

Páginas: 256
Idioma: Inglês

Sinopse
A partir da excêntrica pensão de Joanna, a predadora Baba vagueia por Dublin em busca de homens que a divirtam - arrastando consigo a relutante Cait, preocupada com a sua imagem e desejosa de falar sobre livros. Encontram o sombrio, de rosto comprido Eugene Gaillard, um realizador de cinema, e durante algum tempo os sonhos românticos de Cait parecem realizados. Mas Eugene Gaillard é um Protestante divorciado, e quando o pai alcoólico de Cait fica a saber disto, convoca um grupo de linchamento.
Orientando-se habilmente entre o romance e a farsa explícita e a mistura dos dois que é a realidade, Girl with Green Eyes, é uma história original e alegre sobre a entrada na vida adulta.

455. Raparigas de Província -The Country Girls- (1960)
Páginas: 224
Idioma: Português

Sinopse
Início dos anos sessenta numa vila rural da Irlanda. Caithleen Brady e a sua atraente amiga Baba, duas raparigas a tornarem-se mulheres, querem abrir asas para o mundo, descobrir o amor e o luxo e o álcool; querem, acima de tudo, divertir-se.
Com uma inocência travessa, astutas ainda que inexperientes, as duas raparigas deixam a escola do convento e chegam às luzes brilhantes de Dublin, onde Caithleen descobre que amantes meigos e ideais raramente existem no mundo real.

Sem comentários:

Enviar um comentário